-
Arquitetos: Bmrg Arquitectos
- Área: 340 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Sebastian Thomas
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa VER está localizada no entorno suburbano de Santiago do Chile, onde a natureza tem uma presença forte e o diálogo com ela é imprescindível.
Inicialmente a locação e orientação da residência foram ditadas, principalmente, por regulamentações de condomínio, nos levando a buscar estratégias alternativas que garantiriam a iluminação natural, vista e privacidade desejada. O pedido inicial buscava uma orientação com pouca luminosidade, mas também uma vista privilegiada.
Desta forma, esta nova aproximação criou uma residência trespassada pela natureza, com a integração de pátios internos, permitindo aos fechamentos a terem uma vista ideal ao mesmo tempo que há uma grande quantidade de luz natural.
Com relação ao espaço volumétrico, o primeiro andar serve como base, formando o espaço, enquanto o segundo andar é uma caixa que posiciona-se livremente acima. Ambos os espaços encontram-se nos pátios, onde a materialidade do segundo andar desce, cercando as paredes do primeiro andar e aumentando a sensação de verticalidade destes espaços que estão à céu aberto.
A luz se reúne pela fachada norte, onde as janelas são, primeiramente, escondidas e então expostas para capturar a luminosidade desejada. A vista sobre esta fachada é negada para dar a privacidade necessária para o terreno a partir da rua. No entanto, a fachada sul é totalmente aberta para apreciar a vista das montanhas, a partir do pátio privativo da casa.
A materialidade procura fortalecer as decisões volumétricas e dar suporte ao programa e ser consequência da construção, para o qual o volume alvo do primeiro andar, construído de alvenaria reforçada, acomoda as áreas públicas, deixando o segundo andar como um único espaço volumétrico, contendo o quarto principal e suas dependências, transformando-o em um local de tranquilidade com vista panorâmica ideal. Neste último espaço, a madeira é trabalhado com uma fachada ventilada, o que melhora consideravelmente o desempenho térmico da casa, que, quando apoiada pelos pátios cria uma arquitetura eficiente em termos de energia e um melhor nível de conforto para os habitantes.